Empresas que já participaram de uma licitação pública sabem muito bem como o processo funciona: a administração pública recebe propostas de diversos fornecedores e avalia qual delas possui a melhor entrega custo-benefício e que atenda às normas legais.

Tratando-se de licitações para iluminação pública viária, por exemplo, as normas da ABNT são extremamente rigorosas. Mesmo assim, muitos fornecedores não respeitavam as especificações e entregavam um produto final muito abaixo do esperado.

Logo, houve a necessidade de que as especificações passassem por um criterioso sistema de padronização, o que culminou na PORTARIA Nº 62, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2022. 

A partir dessa nova regulamentação, a impressão digital industrial passou a ter um papel ainda mais importante aos fornecedores de luminárias para iluminação pública viária e refletores, pois essa técnica contribui para que o padrão seja seguido e a qualidade no serviço entregue não seja comprometida. Entenda mais a seguir.

Por que imprimir em luminárias para iluminação pública viária e refletores com impressão digital industrial

No começo do ano, o Ministério da Economia/Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia aprovou a PORTARIA Nº 62, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2022, que reúne o Regulamento Técnico da Qualidade e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Luminárias para a Iluminação Pública Viária - Consolidado. Para conferir a portaria completa, acesse.

O objetivo dessa regulamentação, é garantir que as empresas que fornecem iluminação para locais públicos sigam os critérios citados para garantir a integridade e a qualidade do produto. 

Entre as normas estabelecidas, o anexo 5.1 merece destaque:

5.1 As marcações devem ser indicadas de forma legível e indelével na luminária, por meio de adesivo, gravação ou outro método que garanta legibilidade e indelebilidade. Adicionalmente, as luminárias devem apresentar as seguintes informações, além das estabelecidas na norma ABNT NBR 15129:2012 (Luminárias para Iluminação Pública - Requisitos particulares):

  1. a) Número de série de fabricação da luminária; e
  2. b) Modelo da luminária.

Isso significa que os entes públicos deverão atentar se os seus fornecedores de luminárias para uso em vias públicas se adaptaram às novas regras para que não haja problemas futuros com a licitação. Afinal, caso os produtos não estejam dentro da norma, poderão ser devolvidos e uma nova demanda ser solicitada, gerando prejuízos para todos.

Logo, é importante ressaltar que a tecnologia empregada na impressão digital industrial traz todos os recursos necessários para seguir os padrões determinados pela ABNT e o regulamento técnico já citado, sendo a opção mais adequada para os fornecedores de luminárias e refletores públicos.

Como imprimir em luminárias e refletores 

A impressão digital industrial tornou-se uma tecnologia usada para enriquecimento dos elementos decorativos ou informativos em superfícies de vidro ou metais, como os materiais usados nas indústrias de luminárias e refletores.

Hoje em dia, esse tipo de impressão é cada vez mais utilizado para permitir a personalização em massa, ao mesmo tempo que oferece uma considerável melhora na capacidade operacional da produção e um impacto positivo no ambiente, além de substituir com muita eficiência as técnicas de tampografia, serigrafia ou estampagem.

A impressão em luminárias e refletores na Fini acontece da seguinte forma: 

Nossas impressoras industriais possuem capacidade para imprimir com qualidade de definição fotográfica (1200 x 1200 dpi), sem limite de cores e sem usar telas, clichês ou outras ferramentas, substituindo a serigrafia, tampografia ou gravação. É possível realizar a impressão em objetos de até 1200 x 2500 mm, com peso limitado a 500 kg.

Para imprimir em peças de vidro ou aço inoxidável, por exemplo, basta um arquivo eletrônico com a imagem desejada. Os processos não necessitam de outras ferramentas, eliminando custos fixos iniciais e possibilitando a impressão em pequenos lotes ou sob demanda, com preços economicamente viáveis.

Um importante diferencial é que a impressão digital industrial em vidro ainda pode ser realizada pela parte de trás (espelhado), para que a superfície frontal proteja a impressão contra riscos e deixe a imagem com brilho excepcional. Outra opção possível é proteger a impressão com aplicação de verniz. 

Vantagens da impressão digital industrial para a customização de luminárias e refletores

Diferente das técnicas mais tradicionais como tampografia, serigrafia  ou estampagem, essa nova tecnologia permite que você registre de forma indelével as informações necessárias em luminárias para iluminação pública viária e refletores sem a necessidade de produção em grande escala. 

Além disso, é possível também imprimir inúmeras variações de fontes (em qualquer tamanho), fazer traços muito finos (como o de códigos de barras) e diversos tipos de logomarcas ou imagens fotográficas reproduzidas em resoluções de até 1200 x 1200 pontos por polegada (dpi), além de dados variáveis, como um número de série diferente em cada peça impressa.

Ficou interessado em saber mais? Entre em contato conosco!