O vidro é um dos materiais mais utilizados na decoração de ambientes, pois ele traz um ar contemporâneo e elegante, além de favorecer a sensação de amplitude dos espaços e a utilização da luz natural.

Desde o vidro jateado, vidro acidato, vidro pintado ou impresso, essa matéria-prima pode ser utilizada com uma infinidade de propósitos em ambientes domésticos ou corporativos e em objetos decorativos e, por isso, é cada vez mais comum que arquitetos e designers de interiores busquem técnicas ou variações que permitam tornar os projetos ainda mais inovadores e criativos.

Tipos de vidros usados na decoração

A versatilidade do vidro é um dos motivos pelos quais arquitetos e designers de interiores sempre utilizam esse material em seus projetos. Além de permitir o controle térmico e acústico, é um material sustentável 100% reciclável. 

Conheça um pouco mais das técnicas aplicadas em vidro e como elas podem beneficiar seus projetos.

Vidro jateado

O vidro jateado é um tipo de vidro que passa por um processo específico de fabricação onde grãos de areia são lançados em alta velocidade contra sua superfície para torná-lo áspero e fosco. 

Em geral, o vidro jateado é aplicado em portas, divisórias de ambientes, armários de cozinha, closets em quartos, tampos de mesa, box de banheiro, janelas e objetos decorativos e é bastante recomendado por trazer beleza, modernidade e também privacidade aos ambientes onde é colocado.

É possível também usar a película jateada, que é uma espécie de adesivo, em vidros de superfícies totalmente lisas para dar o efeito citado anteriormente. Apesar de ser mais barata do que o vidro jateado, a película jateada pode não ter um acabamento tão bem-feito e também tem menor durabilidade.

 

vidro-jateado--300x264.jpg

Foto do Google: Aplicação do vidro jateado

Vidro temperado

O vidro temperado é até cinco vezes mais resistente a choques térmicos do que o vidro comum mesmo com espessuras semelhantes. Esse tipo de material recebe um tratamento térmico de têmpera, que consiste em seu aquecimento gradativo até atingir a temperatura de 700ºC (estado plástico). 

Em seguida, o vidro é resfriado bruscamente. É exatamente este processo que faz com que o vidro se torne ainda mais resistente à flexão e passe a suportar variações de temperatura de até 200º C.

Após passar pelo processo de têmpera, o vidro ganha muita resistência, mas acaba perdendo sua flexibilidade. Isso faz com que, ao ser cortado, partido ou perfurado, haja uma quebra do material com mais facilidade.

Não à toa é considerado um vidro de segurança e muito utilizado em aplicações estruturais autoportantes, que tornam desnecessário o uso de caixilhos.

download.jpg

Foto do Google: Aplicação do vidro temperado

Vidro laminado

Assim como o vidro temperado, o vidro laminado também é considerado um vidro de segurança. Contudo, no caso do laminado, ocorre a união de duas ou mais placas, as quais podem ser de vidro comum ou temperado. O que une as peças são camadas intermediárias de películas de PVB (Polivinil Butiral), formando uma espécie de sanduíche. Este processo garante que, caso haja danos ao material, os estilhaços se mantenham colados na película e não se soltem.

A película de PVB também é responsável por filtrar cerca de 99% dos raios ultravioleta, os quais podem, a longo prazo, descolorir objetos presentes no local, como móveis e tecidos. Além do mais, o laminado reduz ruídos, já que amortece as vibrações sonoras por meio das camadas de polivinil butiral.

Uma desvantagem do vidro laminado em relação ao vidro temperado é que o primeiro é menos resistente a impactos frontais. Assim, é mais recomendado utilizá-lo em pisos, claraboias, degraus, corrimãos, guarda-corpos e coberturas.

escada-vidro-laminado-revistavidroimpresso-640w.webp

Foto do Google: Aplicação do Vidro laminado

Vidro acidato

O vidro acidato é submetido a um tratamento com ácidos para trazer opacidade para a superfície da chapa de vidro. O tom fosco da chapa bloqueia parcialmente a visão através dele ao mesmo tempo em que permite passagem de luz para o local.

Também é uma excelente opção para projetos que tem como objetivo aproveitar a luz natural, ao mesmo tempo que garante privacidade e aconchego ao ambiente.

vidro-acidato-3.jpg

Foto do Google: Aplicação do vidro acidato

Impressão digital em vidro

A impressão digital em vidro é uma alternativa interessante para arquitetos e designers de interiores que desejam expandir as possibilidades de aplicações desse material de maneira criativa e com valor acessível.

A Fini possui impressoras industriais capazes de imprimir em superfícies planas qualquer imagem com definição fotográfica (1200x1200dpis), sem limite de cores e sem usar telas, clichês ou outras ferramentas, substituindo técnicas antigas como a serigrafia, tampografia ou gravação. É possível, inclusive, realizar a impressão em peças de até 1200x2500mm.

Para realizar o trabalho em vidro impresso, basta um arquivo eletrônico com a imagem desejada. Os processos não necessitam de outras ferramentas, eliminando custos fixos iniciais e possibilitando a impressão em vidro em pequenos lotes ou sob demanda, com preços economicamente viáveis.

A impressão em vidro ainda pode ser realizada pela parte de trás (espelhado), para que a superfície frontal proteja a impressão contra riscos e deixe a imagem com brilho excepcional. Ainda é possível proteger a impressão com aplicação de verniz.

Além de imagens fotográficas, a técnica permite imprimir ilustrações que, combinadas com a aplicação de verniz fosco, simulam a aparência de vidros gravados em ácido, como se observa nas imagens seguintes.

 

Alguns exemplos da impressão digital em vidro:

_MG_7694 - alterado.jpg

Vidro impresso que simula efeitos de vidro acidato

 

_MG_7705 - JPEG.jpg

Vidro impresso que simula efeitos de vidro acidato

 

As aplicações da impressão em vidro são inúmeras: 

 

  • Decoração de produtos: vidro impresso, decorado, pintado e com impressões diversas;
  • Indústria de móveis;
  • Arquitetura;
  • Componentes de outras indústrias;
  • Linha branca;
  • Identificação de produtos;
  • Portas;
  • Janelas;
  • Revestimento de parede;
  • Quadros;

 

_MG_7644 - JPEG - alterado.jpg

Vidro impresso que simula efeitos de vidro acidato

 

Usar vidro na decoração de ambientes traz não só beleza, mas também muita funcionalidade. Mesmo com inúmeras soluções já criadas, o avanço tecnológico possibilita que profissionais de arquitetura e designers de interiores usem a impressão digital em vidro para sair dos modelos tradicionais (vidro jateado, vidro acidato, película jateada, entre outros) para inovar ainda mais e trazer originalidade para cada um de seus projetos. 

Esta forma de impressão em vidro, além de ampliar as possibilidades estéticas, dá um novo rumo à personalização/customização de projetos, com um diferencial importante: agilidade no processo, sem necessidade de produção em grande escala. Isto traz um excelente retorno na relação custo/benefício e torna cada projeto único.

Quer saber mais sobre soluções inovadoras e sustentáveis? Acompanhe o nosso blog.